sábado, 11 de dezembro de 2010

Essência

Dá pra ver de longe quando a pessoa possui essência, e faz dela, seu carro alegórico. Atualmente as pessoas perdem a essência na mesma agilidade em que se arrumam para o trabalho. Porque perdem? Falta de uso. Colocaram a essência na prateleira mais alta. Junto dos livros empoeirados que não dá tempo de ler. Junto das lembranças boas que, devido a falta de tempo, esquecemos de recordar. Perdem a essência assim, de graça. Sem nem fazer força. Ela escapa pelos vãos dos dedos e quando vê, já não existe mais.
Quem tem essência é iluminado. Tem o sorriso largo e cativante. Não se preocupam com bobagens e só procuram se preocupar realmente com aquilo que os faça feliz. Dão amor em troca de nada. Se arriscam. Vivem. E correm atrás dos sonhos com uma garra que eu vou te contar viu. É de dar inveja. Inveja branca. Boa.  Porque essas pessoas não se atingem com maus fluidos e nem pensamentos ruins. São boas por natureza. 
É essa falta de essência que torna as relações cada vez mais superficiais hoje em dia. Você diz bom dia por educação, por obrigação e não realmente porque quer que a pessoa tenha um bom dia. É mecânico. Você se ocupa tanto em sobreviver que esquece de olhar as pequenas coisas, se esquece de dar valor à elas.  A rotina é passada em preto e branco, tornando tudo mais triste e banal. Os sentimentos bons são guardados no bolso e a falta de paciência é emanada durante 24 horas por dia.
Quem possui essência de sobra, podia nesse Natal, distribuir pelas ruas. Essência saindo do cano dos automóveis, dos sinais de trânsito, das palavras boas, do abraço, do aperto de mão, do beijo, do café. De tudo! Pois quem sabe assim, os seres humanos possam colocá-la de volta em uso antes que ela perca a validade. 


Um comentário:

Raphaela Sacchi disse...

Nós ainda temos essa essência. Não quero que ela 'escape pelas pontas dos dedos' jamais.
Amei o texto e amo você <3