quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comodismo é uma merd*

Hoje na aula uma garota estava falando sobre o morro de São João, que colocaram fogo e blá blá blá.
Ontem quando eu estava voltando pra casa, várias pessoas estavam desesperadas porque o ônibus não estava rodando pelo Jacaré. Pessoal voltando do trabalho, da escola à noite, gente que se esforça pra ter alguma coisa na vida, gente que batalha. Porém, a única coisa que me pergunto é: Quando isso vai acabar?
Vai acabar quando a polícia não se igualar a bandido, quando aquela mãe criar vergonha na cara e parar de fazer filho só pra receber bolsa família (que não tem meta alguma de auxílio, de puro caráter eleitoral e sem fiscalização) Quando o governo legalizar as drogas e deixar o pessoal morrer de overdose pra aprender que faz mal. Quando fulano criar vergonha na cara e correr atrás de estudo pra trabalhar em algo e sustentar a família sem precisar roubar.
Não é que falta oportunidade, que são discriminados, que há preconceito. O que acontece é bem simples, todo mundo muito acomodado com a situação em que se encontra. Pra que se esforçar se posso conseguir me manter de outra forma? Ah, para né...mete as caras!
Depois passa no jornal que a namorada de bandido morreu, que a comunidade está revoltada. "Quem tá na chuva é pra se molhar", se meteu com isso, sabe que tem que correr riscos por mais que a pessoa seja boa.
Sei que tem muita gente que mora em comunidade porque não tem condições de sair de lá e isso é compreensível, mas o engraçado é que bandido sempre se acha no direito de roubar quem não mora lá, pessoal que trabalha duro pra comprar um carro, uma casa, um celular. Eles chegam, pegam e pronto. Tem muita moral, nossa.
Agora passa na rádio o comercial das Unidades de Polícia Pacificadora. Legal, houve a valorização de alguns imóveis nas comunidades e até a implantação de algumas indústrias. Aí o traficante vai e passa pra outro lugar. E aí? Vai ser um ciclo?

Plano de Paes para as Olimpíadas: Construção de supostos muros acústicos entre as favelas

“Não são muros altos, de um metro de espessura. Você tem as pessoas com uma autoestrada passando em frente, com um barulho infernal. E a Linha Amarela é o auge do elitismo. Só tem barreiras nas áreas ricas. Quer dizer que pobre pode ouvir barulho e rico não? Vamos fazer isso para todos”, disse Paes.

Ele quer "Liberté, Egalité, Fraternité" e eu sou papai Noel...haha. Ele tá é todo preocupado com os estrangeiros e a quantidade de favelas que eles irão ver. Tá preocupado com a violência e claro, por último e não menos importante com a ESTÉTICA, óbvio. Ele quer esconder as comunidades carentes e "viva" a Zona Sul.
Enquanto ainda houver político roubando o nosso dinheiro, ainda haverá bandido fazendo o mesmo. O que muda são as formas, a mídia e o poder.



Nenhum comentário: